quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Greve dos professores RJ



Entenda a greve dos professores da rede estadual do RJ

Do UOL, em São Paulo
Os profissionais da rede estadual de educação do Rio de Janeiro completam nesta terça-feira (8) dois meses em greve. Desde o dia 8 de agosto, professores e representantes do Governo do Estado já se encontraram cinco vezes, sem chegar a um acordo definitivo sobre as demandas da categoria.
Entre os principais pontos de discussão entre a Seeduc (Secretaria de Estado da Educação) e o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação) estão o aumento salarial para a categoria, a carga horário de funcionários administrativos e mudanças na distribuição das disciplinas.
O sindicato diz que o governo não negocia com a categoria há duas semanas.
Segundo a Seeduc, cerca de 700 profissionais (dos 91 mil que fazem parte da rede) estão paralisados. Desde o dia 8 de agosto, a categoria tem realizado ao menos uma assembleia por semana para discutir as demandas e os rumos da greve.
O governo afirma está cortando o ponto dos grevistas desde 26 de setembro, medida tomada após uma decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro favorável ao Estado. O TJ-RJ decidiu ainda que a greve dos servidores estaduais é ilegal e determinou o pagamento de R$ 300 mil por dia, caso os funcionários não voltem às aulas.

Confrontos com a PM

No início de setembro, um grupo de cerca de 200 professores chegou a ocupar um prédio do governo --onde funcionam setores da Seeduc -- e depois foram retirados à força pela Polícia Militar. Eles acusaram a polícia de agir com violência.
Os manifestantes queria ser recebidos pelo vice-governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB).
Na segunda-feira (7), um ato em apoio aos professores da redes municipal (também em greve desde agosto) e estadual reuniu mais de 10 mil pessoas no centro do Rio de Janeiro. O grupo protestava contra a violência policial.
A manifestação, que começou pacífica, terminou com ônibus incendiados, prédio depredados e confrontos com a Polícia Militar. Ao menos 14 pessoas foram detidas.



http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/10/08/entenda-a-greve-dos-professores-da-rede-estadual-do-rj.htmhttp://educacao.uol.com.br/noticias/2013/10/08/entenda-a-greve-dos-professores-da-rede-estadual-do-rj.htm                                                                                                                                                Alunas: Maria Clara, Maria Eduarda e Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário